Pastorais

O trabalho desenvolvido voluntariamente nas diversas Pastorais permite que a Paróquia seja uma verdadeira casa das famílias que aqui convivem e os irmãos e irmãs que se dedicam a tornar mais felizes as vidas daqueles que necessitam e utilizam os diversos serviços prestados.

Como diz o Papa Francisco a Igreja em Saída encontra nas Pastorais o seu melhor caminho para evangelização e prática da caridade.

Veja a Lista das Pastorais de nossa Paróquia. Clique no nome da Pastoral na lista abaixo para saber mais sobre cada uma delas, como funcionam e como você também pode participar.

PASTORAIS DA PARÓQUIA


PASTORAL DO BATISMO

A PASTORAL DO BATISMO tem como missão transmitir aos pais e padrinhos uma reflexão sobre o importantíssimo sacramento do Batismo. Temos o objetivo de despertar pais e padrinhos do batizado para a presença de Deus na vida de todos, convidando-os à participação na igreja.

A PASTORAL DO BATISMO espera a sua presença como colaborador para a ampliação dos seus trabalhos.

A preparação para o Batismo ocorre na terceira quarta-feira de cada mês, às 20h00.

NO TEMPO DA QUARESMA E TEMPO DO ADVENTO NÃO HAVERÁ BATIZADOS.


PASTORAL DA LITURGIA

Uma pastoral que se revela como a expressão comunitária da nossa fé. A liturgia é o ponto alto pelo qual tende toda a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força.

A Pastoral da Liturgia tem por missão reunir esforços para animar a vida da comunidade, de modo que todos os fiéis possam participar das celebrações de forma plena e consciente.

Em nossa Paróquia, os membros da Liturgia buscam preparar, com atenção, todos os detalhes para a realização de cada encontro com Cristo.

A reunião da equipe é feita na segunda-feira às 20h00.


PASTORAL DA CATEQUESE

Catequese de Iniciação Cristã

Missão da catequese: Levar a Palavra de Deus para a vida da criança., Uma pastoral que busca a evangelização infantil por meio de encontros semanais, atividades de integração e celebrações especiais realizadas na própria paróquia.

Este aprendizado inicial dura dois anos. Neste período, a criança ou pré-adolescente passa a ter contato com Cristo e sua história de salvação.

Renovada e totalmente comunicada à liturgia dominical, a catequese busca também a interatividade das crianças com a comunidade. Na missa das 10 horas, por exemplo, a pastoral tem participação ativa.

É responsável pela realização das leituras, aclamação e ofertório, entre outras funções.

Dias dos encontros catequéticos: terça-feira às 15h00; quinta-feira, às 9h00 e sábado em dois horários: das 9h00 às 10h00 e das 10h00 às 11h30.

A reunião da Pastoral Catequética ocorre na quarta-feira às 14h30.


PASTORAL DA CRISMA

A Crisma é um sacramento não só de confirmação do Batismo, mas da vinculação do cristão mais perfeitamente à igreja. Através dela os postulantes são enriquecidos com a força do Espírito Santo e desta forma mais estritamente obrigados a fé, como verdadeiras testemunhas de Cristo.

No rito do sacramento o cristão recebe os dons do Espírito Santo através da unção com óleo, que é rica em significados de abundância, alegria , purificação, agilidade cura e beleza.

A PASTORAL DA CRISMA transmite àqueles que já receberam o sacramento do Batismo, uma reflexão e um convite para a prática dos ensinamentos de Jesus.

Aqueles que não são batizados podem receber o Batismo junto com a Crisma.

A Crisma é o conhecimento da vida de Jesus, para a vivência da maturidade do cristão, onde ele se prepara para ser propagador e testemunha de Cristo por obras, palavras, enfim por sua vivência.

A PASTORAL DA CRISMA se reúne às quartas-feiras às 20h00 e sábado às 16h00.


GRUPO DE JOVENS – JARRA

Juventude Agostiniana Recoleta.

Esta é a nossa JARRA, que é uma forma jovem e agostiniana de seguir a Cristo. Venha ser um membro da JARRA e descobrir como é bela esta obra divina.

A JARRA acolhe jovens que se sentem chamados a fazer a experiência do seguimento de Jesus, segundo o estilo da vida Santo Agostinho, que nos convida viver a Fraternidade, a Interioridade e a Missão como verdadeira comunidade cristã.

Encontros aos domingos, após a missa das 10h00.

Entre em contato conosco pelo e-mail – grupojarra@gmail.com


PASTORAL DA FAMÍLIA

A PASTORAL FAMILIAR

A pastoral Familiar atua junto à realidade familiar e da Igreja, visando defender e promover o respeito da dignidade da família, seus direitos e deveres, bem como chamar a atenção para a importância e centralidade da família como principal recurso para a pessoa, a sociedade e para a Igreja.

Possibilita a transformação das famílias em agentes que se evangelizam e evangelizam outras famílias. Esta pastoral se preocupa em refletir sobre os principais aspectos do matrimônio e da espiritualidade conjugal com a firme convicção de que, mesmo diante de tantas turbulências, é possível ter felicidade no casamento.

Os nossos trabalhos atualmente se destinam aos setores de pré-matrimômio, pós-matrimômio e situações especiais.

ATIVIDADES

  • Reuniões quinzenais: às quartas-feiras às 20h00
  • Missa da Família: mensal com benção dos casais aniversariantes do mês, no domingo na missa das 19h00
  • Encontro de Noivos
  • Encontro de Casais
  • Cinemas
  • Organização das Cerimônias Litúrgicas de Casamento, Passeios, Formação e Oração.

COORDENAÇÃO

Casal Coordenador: Andrea e João
Casal Vice-Coordenador: Maria do Carmo e Gustavo
Secretária: Daniele

COMO PARTICIPAR

Para fazer parte da Pastoral Familiar é só entrar em contato com a secretaria da Paróquia (Tel. 3834-4807) ou pelo e-mail da coordenadora: zanettidrea@uol.com.br ou ainda procurar um de nossos membros na Missa da Família.

Venha fazer parte desta Família você também!!!


PASTORAL DA PESSOA IDOSA
(TERCEIRA IDADE)

Ação voltada as pessoas idosas (Terceira Idade) que visa a melhoria da qualidade de vida em ações preventivas e que provocam o desencadeamento de outras atividades nas condições que vivem, para os desafios que enfrentam, estimulando os familiares e os próprios a terem a responsabilidade de cuidar de si mesmo, sem gerar dependência, ao mesmo tem conduzido essas pessoas a uma maior intimidade com DEUS.

Reunião toda segunda-feira às 14h00.


PASTORAL DA SAÚDE

Sua missão é o encontro com o doente, com sua família, com os profissionais de saúde, com as instituições de saúde e com as pessoas sadias para fortalecer uma cultura mais humana e cristã durante a dor, o sofrimento, a deficiência, a agonia, a morte, o luto e a defesa da vida.


PASTORAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A mística da Pastoral da criança nasce do compromisso de Jesus Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida e que a tenham em abundância” (Jo 10,10).

O objetivo da pastoral é agir na promoção da saúde e do desenvolvimento integral de gestantes, crianças de 0 a 6 anos e suas famílias.

O trabalho é realizado na comunidade do Nove, localizada ao lado do CEAGESP.

No terceiro sábado de cada mês, os líderes da pastoral visitam as famílias para acompanhar as gestantes e as crianças por meio de um questionário sobre temas relacionados à saúde e à convivência familiar. E, no quarto sábado se realiza a “celebração da vida” que é um momento de partilha e convivência. Neste dia também pesamos as crianças e distribuímos um lanche.

Ao longo do ano também realizamos outras atividades com eles, como por exemplo: festa da páscoa, festa das crianças e natal. Estas festas são realizadas no salão da Igreja com comidas, bebidas, brincadeiras etc.

A Pastoral conta com o apoio de muitas outras pessoas e entidades na preparação do lanche e na organização das festas que realizamos.


PASTORAL DA EVANGELIZAÇÃO

Nossa paróquia conta com vários grupos de evangelização ou grupos de rua, cujo objetivo é reunir as famílias para a oração do terço, reflexão e meditação da Sagrada Escritura, novenas e outros temas da vida cristã.

Geralmente se reúnem uma vez por semana à noite e possuem um coordenador que tem a função de animar e motivar as mesmas famílias.

Estes grupos experimentam momentos fortes de espiritualidade, no qual cada membro tem a oportunidade manifestar suas idéias, pedir a Deus por suas necessidades e também agradecer por inúmeras graças recebidas.

Assim todos crescem na fé e fortalecem os vínculos de comunhão fraterna.


PASTORAL DO DÍZIMO

Pastoral do Dízimo

A pastoral do dízimo tem por objetivo despertar o desejo da partilha no coração dos paroquianos através de um trabalho de conscientização em três dimensões, a saber:

Dimensão Religiosa – o dízimo deve suprir com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas ao culto e aos seus ministros. Gastos com o templo, construção e manutenção, salário do padre e dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, etc;

Dimensão Social – o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais. As nossas pastorais sociais cuidam da promoção do ser humano e neste seu trabalho de misericórdia e compaixão resgatam a dignidade dos irmãos assistidos;

Dimensão Missionária – o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

Esperamos iluminados pelo Espírito Santo, fazer da nossa comunidade, uma comunidade mais forte e atuante em benefício de todos. A celebração da Missa do Dízimo é no terceiro sábado de cada mês e em todas as missas do terceiro domingo de cada mês.

Para se tornar um Dizimista acesse [ CADASTRO DE DIZIMISTA ]


Participe ativamente das atividades Pastorais e Paroquiais. Ajude seu irmão a ser mais feliz.

Entre em contato com a Secretaria Paroquial e veja como você pode participar. [ FALE CONOSCO ]

Se você necessita de algum de nossos serviços, não hesite, entre em Contato.