Organização Pastoral

Conheça mais sobre a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e como funciona sua Organização Pastoral, As Pastorais, Os Movimentos e Os Serviços prestados para toda a comunidade.


CONSELHOS PAROQUIAIS

CPP – CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

O Conselho Pastoral Paroquial é um conselho formado por representantes e coordenadores de todos os grupos e pastorais da paróquia, no qual são discutidos e combinados os eventos, a liturgia, os problemas, as necessidades e desejos da comunidade.

O CPP é o órgão máximo de execução das decisões tomadas pela Assembléia Paroquial. Como todas as equipes pastorais, também a CAEP – Conselho Administrativo e Econômico da Paróquia – deve ter seu representante no CPP e caminhar em unidade com ele. Cabe à CAEP favorecer, com os meios econômicos, a realização dos objetivos do CPP. Por sua vez, o CPP deve ouvir as propostas e pareceres da CAEP, discutí-los e aprová-los, e oferecer apoio às atividades da CAEP.

A reunião do CPP acontece na última terça-feira do mês às 20h00.


CAEP
Conselho Administrativo e Econômico da Paróquia

A constituição na paróquia do Conselho para Assuntos Econômicos é obrigatória por determinação canônica e o mesmo deve ser distinto do CPP. A função do CAEP é cuidar do patrimônio da paróquia.

Constitui patrimônio da paróquia os bens móveis e imóveis adquiridos com recursos da paróquia ou a ela doados (cân. 1257). O patrimônio paroquial é administrado pelo pároco, em nome da Autoridade diocesana, com a colaboração do CAEP.

O CAEP deve ser composto por três membros, no mínimo, e cinco, máximo, contando com o pároco que é o seu presidente. Todos devem ter formação e prática religiosa e serem competentes em assuntos de administração e merecedores da confiança do pároco e da comunidade. Dentre esses membros é escolhido um coordenador, o qual pertencerá de direito ao Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

O mandato dos membros do CAEP é de dois anos, podendo ser reconduzidos no todo ou em parte e, ao término dos dois anos podem ser renovados por mais dois, não mais que isso. Esse tempo pode variar de acordo com cada Diocese. Vale lembrar que, com a mudança de pároco cessam os mandatos. O novo pároco poderá readmiti-los na função ou formar uma nova equipe.

A reunião do CAEP acontece na segunda terça-feira do mês às 20h30.


PASTORAIS

Jesus e as Crianças

As Pastorais executam uma importante missão na Organização Pastoral da Paróquia. O trabalho desenvolvido voluntariamente nas diversas Pastorais permite que a Paróquia seja uma verdadeira casa das famílias que aqui convivem e os irmãos e irmãs que se dedicam a tornar mais felizes as vidas daqueles que necessitam e utilizam os diversos serviços prestados.

Como diz o Papa Francisco a Igreja em Saída encontra nas Pastorais o seu melhor caminho para evangelização e prática da caridade.

Veja a Lista das Pastorais de nossa Paróquia. Clique no nome da Pastoral na lista abaixo para saber mais sobre cada uma delas, como funcionam e como você também pode participar.


MOVIMENTOS PAROQUIAIS

Santo Rosário

Dentro da Organização Pastoral, os diversos movimentos desenvolvem as atividades para levar a todos no caminho da oração.

Os Movimentos Paroquiais são todas as ações ou conjunto de ações que buscam incutir, divulgar e praticar as devoções e orações, sempre buscando uma maior proximidade de cada paroquiano com o Sagrado.

Veja a Lista dos Movimentos em nossa Paróquia.

Clique no nome do Movimento na lista abaixo para saber mais sobre cada um deles, como funcionam e como você também pode participar.



SERVIÇOS

Jesus e os Pobres

Essa parte da Organização Pastoral são as atividades Paroquiais que complementam e executam as tarefas mais básicas e diretas para atendimento dos paroquianos necessitados como mães, crianças e desabrigados moradores de rua.

A atividade mais importante das Equipes de Serviço é promover eventos, bazares e feiras para arrecadar a maior parte dos recursos financeiros para a realização efetiva das obras de caridade.

Veja a Lista dos Serviço executados em nossa Paróquia. Clique no nome do Serviço na lista abaixo para saber mais sobre cada um deles, como funcionam e como você também pode participar.


Participe ativamente das atividades Pastorais e Paroquiais. Ajude seu irmão a ser mais feliz.

Se você necessita de algum de nossos serviços, não hesite, entre em Contato.