O BATISMO DO SENHOR

No domingo que segue à festa da Epifania, dedicado a celebrar o batismo de Cristo, assinala a culminação de todo o ciclo natalício ou da manifestação do Senhor. É também no domingo que dá passo ao tempo durante o ano, chamado também tempo ordinário.

Terá que se felicitar por esta festa, que veio a enriquecer notavelmente o já de por si denso tempo de Natal-Epifanía. O significado do batismo do Senhor, múltiplo e variado, pois olhe não só ao feito em si, mas também a sua transcendência para nós, centra-se no que tem de epifanía e manifestação:

Senhor, Nosso Deus cujo Filho assumiu a realidade de nossa carne para manifestar-se nos conceda, rogamos-lhe, poder nos transformar internamente a imagem daquele que em sua humanidade era igual a nós (couve. 2).

O batismo de Jesus, proclamado cada ano segundo um evangelista sinótico, é revelação da condição messiânica do Servo do Senhor, sobre o que vai repousar o Espírito Santo (cf. Is 42, 1-4.6-7: 1ª leit.) e que foi ungido com vistas a sua missão redentora (cf. Atos 10,34-38: 2ªleit.). Esse Servo, com sua mansidão, demonstrada em sua maneira de atuar, é luz das nações (cf. Is 42, 1-9; 49, 1-9 lect. bíbl. Of. Lect). Cristo é iluminado, nos deixemos iluminar junto a ele diz São Gregório Nacianceno comentando a cena (lect. patr. Of. lect.).

Mas o batismo de Cristo é revelação também dos efeitos de nosso próprio batismo: Porque no batismo de Cristo no Jordão realizaste sinais prodigiosos para manifestar o mistério do novo batismo (pref.). Jesus entrou na água para santificá-la e fazê-la santificadora, e, sem dúvida, para sepultar nela a todo o velho Adão, santificando o Jordão por nossa causa; e assim, o Senhor, que era espírito e carne, consagra-nos mediante o Espírito e a água (São Gregório N.: ibid.). Esta consagração é o novo nascimento (cf. Jo 3,5), que nos faz filhos adotivos de Deus (posc.; cf. Jo 8,15).

O fruto desta celebração em nós é escutar com fé a palavra do Filho de Deus para que possamos nos chamar e ser na verdade filhos deles. (posc.; cf. 1 Jo 3,1-2)

Fonte: ACI


Visualize ou faça o download do arquivo com as informações completas para entendimento do que é o Ano Litúrgico.

<< clique aqui para abrir/baixar o arquivo ANO_LITURGICO.PDF >>