FORMAÇÃO BÍBLICA


A Palavra de Deus
a partir do Documento de Aparecida

O papa Bento XVI apontou a Leitura Popular da Bíblia como uma das grandes contribuições das igrejas na América Latina para a vida de toda a Igreja. Nestes pronunciamentos o papa reconhece o método de leitura bíblica que busca devolver a Palavra de Deus e sua interpretação comunitária e orante para as mãos do povo das comunidades, restabelecendo um vínculo tão estreito entre fé, vida e ação capaz de transformar o mundo. Tal visão é confirmada por vários parágrafos do Documento de Aparecida.

Quando o Documento destaca os fruto dos esforços pastorais (DA 99) cita em primeiro lugar o trabalho de animação bíblica da pastoral, que permitiu maior conhecimento da Palavra de Deus e do amor por ela (99a).

A Palavra de Deus é o farol que ilumina o caminhar das comunidades. Aprofunda o estudo da Palavra de Deus nas comunidades é também um dos caminhos propostos para atrair aqueles que deixaram a Igreja (226c).

A Palavra de Deus também é apresentada no DA da seguinte forma:
- é instrumento de diálogo ecumênico (232)
- é lugar de encontro com Jesus Cristo (247-248)
- é importante instrumento na renovação catequética (289; 298;300)
- fundamental na formação dos fiéis, especificamente dos presbíteros (316; 323).
- importante proposta na educação cristã (331).


LECTIO DIVINA

Conheça a melhor maneira de fazer a sua leitura bíblica diariamente!

LECTIO DIVINA
A leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e sua vontade, podemos produzir frutos espirituais em nossa vida. Santa Terezinha do Menino Jesus dizia, em seu período de aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela buscava no Evangelho o alimento da sua alma.

OS PASSOS DA LECTIO DIVINA:

Oração Inicial:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Leitura da Palavra de Deus:

Leia, com calma e atenção, o Evangelho do dia. Se for preciso, leia quantas vezes forem necessárias. Então procure identificar as coisas importantes deste trecho da Bíblia: o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. Você conhece algum outro trecho que seja parecido com este que você leu? É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. É um momento para conhecer e reconhecer a Boa Notícia que este trecho traz!

Meditar a Palavra de Deus:

É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, é preciso concentrar-se.

Rezar a Palavra de Deus:

Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa e Deus. Não se preocupe em preparar palavras, fale o que vai no coração depois da meditação: se for louvor, louve, se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e da esperança.

Contemplar a Palavra:

Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença, misteriosa sim, mas sempre presença. É um momento onde se permanece em silêncio diante de Deus. Se Ele o conduzir à contemplação, louvado seja Deus! Se Ele lhe der apenas tranquilidade de uns momentos de paz e silêncio, louvado seja Deus! Se para você for um momento de esforço de querer estar na presença de Deus, louvado seja Deus!

Conservar a Palavra de Deus na sua vida:

Leve a Palavra de Deus e o fruto desta oração para a sua vida. Não se preocupe se alguma coisa não for bem, um dos frutos da Palavra de Deus é a noção do erro e a conversão pela sua misericórdia. O importante é que a semente da Palavra de Deus produza frutos e que o povo de Deus possa ser alimentado pelos testemunhos de fé, esperança e amor.

Termine com a oração do Pai Nosso e três Ave-Marias, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a Sua vontade.


Estudo da Bíblia

Para um perfeito estudo da Bíblia é necessário compreender como ela foi escrita, como se compõe, quais são e como estão divididos os Livros da Bíblia, significados especiais da linguagem utilizada, formas literárias e principalmente saber como manusear a Bíblia para poder entender e praticar a Palavra de Deus em sua vida.

De nada adianta conhecer os textos da Bíblia "de cor e salteado" se a Palavra de Deus não entra de verdade em nossa vida e não nos transforma em pessoas melhores, em cristãos mais fervorosos e em irmãos mais caridosos, praticantes do amor de Deus em nosso dia a dia, em nossa casa, em nosso trabalho e em todo lugar que vivemos.

Todo cristão católico deveria pertencer a um Grupo de Estudo Bíblico, com reuniões semanais para Estudo da Bíblia e a consequente aplicação da Palavra de Deus em sua vida, sendo assim o exemplo vivo da verdadeira Fé Cristã. Fale com o Padre da Paróquia ou com os membros da Pastoral da Evangelização e saiba qual o Grupo de Estudo mais próximo de sua residência. Caso não tenha um grupo perto de você, fica aqui o convite e o desafio de você mesmo fundar um novo grupo e ser de verdade mais um Apóstolo de Cristo em nossa cidade.

Um estudo completo sobre a constituição da Bíblia pode ser encontrado no site NPDBRASIL com os seguintes tópicos relacionados abaixo.

(clique aqui para acessar a página no NPDBRASIL)

PARTE I
     Mensagem do Padre Clóvis de Jesus Bovo, CSR
     01 – Um livro escrito em mutirão
     02 – No que foi escrita a Bíblia?
     03 – Como a Bíblia está dividida e em que língua foi escrita?
     04 – “Muitos Livros” num só Livro
     05 – Bíblia, o Livro inspirado por Deus
     06 – Modo de falar dos hebreus
     07 – A palavra “irmão” e o hebraísmo
     08 – Formas literárias na Bíblia
     09 – O significado dos números na Bíblia
     10 – Nome de Deus na Bíblia

PARTE II
     
11 – Como estão agrupados os Livros na Bíblia

PARTE III
     12 – Como manusear a Bíblia?
     13 – Qual a diferença da Bíblia Católica e a Bíblia “protestante”?
     14 – Partidos políticos na época de Jesus

Além do estudo da Bíblia mencionado acima, você encontra também no site NPDBRASIL um estudo teológico catequético está distribuído nas seguintes páginas do NPDBRASIL com os seguintes temas:

(clique aqui para acessar a página principal do NPDBRASIL)


[ Fale Conosco ]   [ Home ]

  Voltar
P.N.S.LOURDES