(A letra desta música está no final desta página)

DIA 22 DE MAIO: DIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA

“Conhecida como Santa das Causas Impossíveis, mas antes de tudo um exemplo de vida e
de humildade total na entrega da vida a Deus. Santa Rita de Cássia, Rogai por nós!”

Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de LourdesNeste dia celebramos a vida santa da esposa, mãe, viúva e depois religiosa: Santa Rita de Cássia que tornou-se popular pela sua intercessão em casos impossíveis. Nascida em 1381 de uma pobre família que muito bem comunicou-lhe a riqueza que é viver o Evangelho.

Desde pequena manifestava sua grande devoção a Nossa Senhora, confiança na intercessão de São João Batista e de Santo Agostinho. No coração de Santa Rita crescia o desejo da vida religiosa porém foi casada pelos pais com Paulo Ferdinando que de início aparentava de boa índole, porém começou a se mostrar grosseiro, violento e fanfarrão.

Santa Rita de Cássia grande intercessora sofreu muito com o esposo, até que foi assassinado e acabou gerando nos dois filhos gêmeos grande revolta e vontade de vingança. Santa Rita de Cássia se entregava constantemente a oração, e ao testemunho de caridade, tanto que perdoou o esposo e assassinos, mas infelizmente perdeu cedo os filhos.

Como viúva conseguiu a graça de entrar na vida religiosa, chagada, e em meio a novas situações humanamente impossíveis, conseguiu superar com a graça de Deus todos os desafios pela santidade.

A oração sempre constante na vida de Santa Rita de Cássia é uma conversa íntima com Deus e Nossa Senhora. Nela, não expomos somente nossos problemas, mas sobretudo nosso dia-a-dia, nossas ações, nossos sentimentos, nossas fraquezas. Deus nos escuta de bom coração, mesmo sabendo melhor que nós do que precisamos. E, se soubermos compreendê-lo, escutaremos Sua resposta nas coisas mais simples do cotidiano.

Devoção a Santa Rita de Cássia

A mensagem de Santa Rita

Há uma evolução na devoção a Santa Rita. Nos primeiros séculos se exaltava mais sua santidade e sua missão de reconciliadora. Era uma devoção masculina, conduzida pelos homens de Cássia.

A partir do século XIX há uma inversão: numa sociedade em transformação, com a industrialização e êxodo rural. Rita passa a ser modelo de mulher, conforto e consolo para as mães preocupadas com seus filhos e com o pão de cada dia.

As mulheres comuns, envolvidas nos problemas com marido, filhos, alimentação..., se encontram na pessoa da Santa.

Nesta pequena biografia de Santa Rita, Santa tão comum pela vida e tão extraordinária pela santidade, aconselharíamos a seus devotos a ver nela quatro mensagens:

Mensagem de Perdão: na cruz. Cristo rezou pelos que o crucificaram. Aos pés da cruz, Rita rezou pelos assassinos do marido.

Mensagem de Paz: com seu sacrifício, Cristo reconciliou os homens com Deus. Olhando o Crucificado, Rita realizou a paz entre sua família e a dos assassinos do marido.

Mensagem do Sofrimento: na Cruz, Cristo fez da dor uma demonstração de seu infinito amor ao Pai e a nós. Rita, seguindo esse caminho, com fé aceitou as dores da vida e pediu um espinho como sinal de sua intensa participação nos sofrimentos de Cristo.

Mensagem da Alegria: Cristo morto e ressuscitado deixou a alegria como dom a sues discípulos. Rita, apesar dos sofrimentos físicos, comunicou alegria e continua a comunicá-la a seus devotos.

Rita, missionária da Paz e da Compaixão
Não é justo ver em Santa Rita apenas alguém que socorre em momentos de aflição e uma intercessora para problemas humanos. A devoção aos santos deve sempre se inspirar na vida deles. O santo é intercessor, é verdade, mas também é modelo.

Santa Rita de Cássia, por sua vida, ensinou-nos a sermos missionários da paz e da reconciliação, ensinou-nos que é melhor morrer do que cair no mar da violência e da vingança.

Santa Rita de Cássia ensinou-nos a ser missionários vivendo o Evangelho no silêncio, construindo o Reino de Deus na realidade simples até rotineira de nossa vida.

Santa Rita de Cássia ensinou-nos a ser missionários da compaixão e da misericórdia que jorra de nosso amor pelo Cristo crucificado e em solidariedade com todos.

Santa Rita de Cássia ensina a todas as mulheres a serem missionárias do lar, da sociedade e da Igreja. A fazerem de sua vida uma missão de fé, de compaixão, de reconciliação, sempre na alegria e na esperança de um mundo melhor, brotado do lado traspassado do Senhor.

Oração à Santa Rita de Cássia
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés um alma desamparada que, necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tendes o incomparável título de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS. Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça de que tanto necessito (dizer a graça que deseja). Não permitais que tenha de me afastar dos vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de obter a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece.  Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança; por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.

Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós...

Hino a Santa Rita de Cássia

Título: Santa Rita de Cássia
Artistas: Pe. Joãozinho, scj e Pe. Geraldo
Álbum: Santos do Povo

SANTA RITA

Ah! não há rosas sem espinhos,
não no canteiro de Jesus.
Lá quem quiser ganhar a vida,
tem que levar a sua cruz.
Neste jardim foi semeada,
Rita de Cássia, a Rosa Flor,
que deixou tudo nesta vida,
porque entendeu o que é o amor.
Nem sofrimentos e família desiludiu sua decisão:
seguir somente Jesus Cristo, jamais trair seu coração.

Fostes a Rosa preferida, ó Santa Rita de Jesus, ensinas-me lição de vida, sofrer, amar levando a cruz.

Na amarga vida, ó Santa Rita,
quem sabe amar sabe sofrer,
e no silêncio que tortura aprende a arte de viver.
O teu semblante refletia,
da tua vida o esplendor,
a luz brilhante de alegria de expressar nosso senhor.
O teu perfume tão divino, faz nosso povo então sonhar,
mesmo sofrendo nesta vida, só é feliz quem sabe amar.

Fostes a Rosa preferida, ó Santa Rita de Jesus, ensinas-me lição de vida, sofrer, amar levando a cruz.

Santa mulher dos impossíveis,
abençoai as nossas rosas,
para os momentos mais difíceis,
que sejam flores milagrosas.
Remédio para nossas dores,
bálsamo para o coração,
e quando houver desamores,
entre os casais haja união.
Dá-nos o teu Jesus querido,
pra que possamos caminhar,
e abraçando a nossa cruz,
também possamos nos salvar.

Fostes a Rosa preferida, ó Santa Rita de Jesus, ensinas-me lição de vida, sofrer, amar levando a cruz.

Santa Rita de Cássia
Santa Rita de Cássia...rogai por nós!