ASSEMBLÉIA PAROQUIAL - 13 DE DEZEMBRO DE 2008

Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de LourdesA assembléia da Paróquia aconteceu na manhã do dia 13 de dezembro. Ela foi iniciada com canto, a seguir a Oração com a invocação ao Divino Espírito Santo e a leitura de 1Cor 12, 4-11.

Tivemos a apresentação de todos e inclusive da Equipe que preparou a assembléia: Ana Maria, Kátia, Maurício, Ricardo e Neyde.

Em seguida, o Frei Fábio Freire Nôcal abriu a Assembléia acolhendo todos os participantes e falando da importância da mesma.

Depois a palavra foi passada ao Bispo da Região Episcopal Lapa, Dom Frei João Mamede Filho OFM Conv. que expôs sobre o 10. Plano de Pastoral da Arquidiocese ressaltando alguns aspectos:

O porquê de um novo Plano de Pastoral para a Arquidiocese de São Paulo.

Documentos de base: O Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2010.

Um plano de pastoral, por si mesmo, não suscita pastoral, não faz pastoral. Pastoral deve ser guiada pelo fogo do Espírito Santo...

Usar também das ciências da psicologia, sociologia como meios, mas elas por si mesmas também não resolvem

É importantíssimo ter o encontro com o Ressuscitado como tiveram os discípulos de Emaús...

Os documentos da Igreja proclamam que somos enviados como testemunhas da grande alegria e da vida nova que nascem do encontro com Jesus.

Nossa maior ameaça “é o medíocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja na qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas na verdade a fé vai se desgastando e degenerando em mesquinhez”(DA 8). A todos nos toca recomeçar a partir de Cristo( DA 9).

Considerações sobre planejamento e missão da Igreja:

    1. Planejar é evitar improvisações, e prever, é projetar o futuro.
    2. O ato de planejar não substitui e nem nega a ação do Espírito Santo.
    3. Não podemos fazer do plano um instrumento burocrático que mata o espírito da missão e do discipulado.
    4. Um sábio planejamento pode oferecer à Paróquia um meio eficaz e um incentivo ao trabalho( Paulo VI).
    5. Nosso Projeto pastoral paroquial há de estar inserido no contexto do 10. Plano da Arquidiocese.
    6. Improvisar, num contexto heterogêneo e complexo como a cidade de São Paulo, seria uma ingenuidade pastoral...(Cardeal D. Odilo).
    7. O melhor método é aquele que concretiza os objetivos propostos numa determinada realidade. Daí a importância do Conselho de Pastoral Paroquial(CPP).
    8. O planejamento orienta, mas não engessa, não tolhe a criatividade, nem as iniciativas da comunidade, não se fecha a sugestões e propostas. Daí a importância de manter certa flexibilidade.
    9. A importância da comunhão e participação, responsabilidade, compromisso com a execução e a avaliação.
    10. A visão da realidade não pode prescindir de Deus. “Só quem reconhece Deus, conhece a realidade e pode responder a ela de modo adequado e realmente humano”(Bento XVI, em DA 42).

A Assembléia foi dirigida pelo vigário paroquial Frei Sérgio Bonadiman. Participaram 53 leigos/as das diversas pastorais, movimentos e serviços da paróquia.

Usando o data show, frei Sérgio expôs sobre pastoral em geral e sobre a dinâmica da assembléia. A assembléia foi dividida em seis grupos com os seguintes nomes sugestivos: AMOR, FÉ, ESPERANÇA, DISCÍPULO, MISSIONÁRIO e VOCAÇÃO. Cada participante ao chegar recebeu um crachá com um destes nomes acima e assim foram formados os grupos de trabalho. Os grupos leram um texto chamado: “Rascunho de nossos sonhos”, e a síntese dos questionários respondidos anteriormente pelas pastorais, movimentos, grupos e serviços. Foram escolhidas 3 luzes, 3 sombras, 3 sugestões e 3 prioridades para a Paróquia. No Plenário os secretários e secretárias apresentaram as escolhas de cada grupo. Dentre as várias Prioridades sugeridas pela Pré-Assembléia, foram escolhidas três que nortearão o rumo da Paróquia em 2009 a 2011: A Infra-estrutura paroquial física: reformas e construção; a Formação e a Espiritualidade; a Acolhida e Pastoral da Comunicação.

A equipe que preparou a Assembléia já continuou os trabalhos da Assembléia e assim nascerá o Projeto Pastoral para o triênio na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Já podemos adiantar o OBJETIVO GERAL DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA PARÓQUIA PARA O TRIÊNIO DE 2009-2001: Evangelizar, a partir do encontro com Jesus Cristo, renovando nossa Paróquia nas dimensões da Comunhão, Missão e Serviço, convertendo nossa Paróquia em Igreja de autênticos Discípulos-missionários a serviço da vida “para que todos tenham Vida e a tenham em abundância”(Jo 10,10).