Acolher a Palavra de Deus

Nossa Senhora Aparecida

Terço dos Homens

Nossa Senhora Aparecida

A primeira virtude de Maria, a mãe de Jesus, é a sua capacidade de acolher a Palavra de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor!” (Lc 1,38).

A jovem de Nazaré permanece como um modelo para todos aqueles que, de fato, se dispõem ao acolhimento da Palavra divina. Vivemos num mundo das imagens, do barulho e da agitação da vida moderna.

Para compreender a Palavra de Deus é preciso silêncio, atenção e, principalmente, muita confiança.Uma outra mulher chamada Maria, a irmã de Lázaro e de Marta, também é exemplo de alguém que sabe ouvir a Palavra: “Maria sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra” (Lc 10,39).

Jesus dirige aos seus ouvintes palavras que libertam e que salvam: palavras de vida. O Pregador de Nazaré fala de Deus e do amor incondicional que devemos ter pelo próximo, sobretudo pelos pobres.

A Palavra de Deus tem o poder de transformar vidas. O Evangelho de Lucas relata a história dramática de uma mulher pecadora que, em silêncio, se põe a lavar os pés de Jesus na casa de Simão, o fariseu (Lc 7,36-50).

O que parecia ser um escândalo tornou-se uma grande experiência de Deus na vida daquela mulher anônima, graças às palavras de Jesus: “Teus pecados estão perdoados (…) Tua fé te salvou. Vai em paz!”

Escolhidos e enviados em missão!

Neste mês de Outubro teremos a alegria de novamente celebrar a Festa da Padroeira do Brasil.

O tema da novena deste ano é muito sugestivo: “Com Maria: Escolhidos e enviados em Missão!”

A primeira missão dos Homens do Terço é assumir o alegre desafio de ser sinal de Deus na própria família

Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
Reitor do Santuário Nacional de Aparecida